Matar o Papa

Matar o Papa

Observador

Esta é a história do padre espanhol que tentou matar o Papa João Paulo II em Portugal. E é também a história do misterioso segredo, fechado durante décadas num cofre do Vaticano, que conduziu estes dois homens, o Papa e o padre que o queria matar, a Fátima em maio de 1982. 

Exatamente um ano antes João Paulo II tinha sido vítima de um atentado a tiro em plena Praça de São Pedro e esteve entre a vida e a morte. Foi ainda deitado numa cama de hospital, em Roma, que o Papa se apercebeu de um facto que recusou encarar como uma mera coincidência: tinha sobrevivido à tentativa de assassinato no dia 13 de maio, praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria. Só podia significar uma coisa: tinha sido salvo pela Virgem de Fátima. 

Foi para agradecer essa proteção divina que João Paulo II, já então um Papa estrela, que movia multidões, viajou até Portugal, um ano mais tarde. O que não lhe poderia passar pela cabeça é que à sua espera estaria outro homem que também o queria assassinar: o padre Juan Fernández Krohn, que acreditava que a terceira parte do segredo de Fátima o legitimava para matar o Papa.

Narração: Pedro Laginha

Banda sonora: Rodrigo Leão

Voz em português de Juan Fernández Krohn: Adriano Luz

Guião: João Francisco Gomes

Entrevistas: João Francisco Gomes

Sonoplastia e pós-produção áudio: Bernardo Almeida

Design gráfico: Miguel Feraso Cabral 

Edição: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte 

Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.

Categorias: Educação

Ouvir o último episódio:

Último episódio. Ao fim de várias décadas, a terceira parte do segredo de Fátima é finalmente revelada no ano 2000, durante a terceira e última visita de João Paulo II a Portugal. A mensagem que o Vaticano revela não é nada daquilo que Juan Fernández Krohn imaginava, e que o tinha levado a tentar matar o papa em Fátima. No sexto e último episódio, o desfecho do julgamento de Krohn e a vida após a tentativa de atentado que o levou a ser conhecido em todo o mundo. Quarenta e dois anos depois, quem é Krohn hoje em dia, onde está e como olha para o ato radical que teve em Fátima?

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Episódios anteriores

  • 7 - Matar o Papa | Episódio 6: Inferno 
    Mon, 17 Jun 2024
  • 6 - Matar o Papa | Episódio 5: Não é pecado 
    Mon, 10 Jun 2024
  • 5 - Matar o Papa | Episódio 4: Beijar o Papa 
    Mon, 03 Jun 2024
  • 4 - Matar o Papa | Episódio 3: Um segredo escrito à mão 
    Mon, 27 May 2024
  • 3 - Matar o Papa | Episódio 2: Três facas 
    Mon, 20 May 2024
Mostrar mais episódios

Mais podcasts de educação portugueses

Mais podcasts de educação internacionais

Escolher género do podcast